Novidade nesta eleição, TRE realiza auditoria prévia nas urnas eletrônicas

Do UOL, em São Paulo

  • Eraldo Peres/AP Photo

    TRE-DF realizou uma auditoria prévia nas urnas que serão utilizadas no pleito

    TRE-DF realizou uma auditoria prévia nas urnas que serão utilizadas no pleito

Pouco depois das sete da manhã deste domingo (28), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal realizou uma auditoria prévia nas urnas que serão utilizadas no pleito. A ideia é comprovar a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

É a primeira vez nas eleições brasileiras que o TRE realiza um procedimento deste tipo. A auditoria foi realizada em três seções do Distrito Federal, sorteadas aleatoriamente pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica em audiência pública.

Leia também:


Uma das seções sorteadas foi a 49 da 11ª Zona Eleitoral , localizada no Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Na sessão, o Ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach acompanhou o processo junto à Juíza Titular da 11ª Zona Eleitoral, Jorgina Carneiro, do Promotor Eleitoral Evandro Gomes e da Chefe de Cartório Elaine Machado. Os magistrados também estavam acompanhados de fiscais de partidos e servidores da Justiça Eleitoral.

OEA observa eleição brasileira pela primeira vez

Outra efeméride destas eleições é o acompanhamento dos observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos. É a primeira vez que o Brasil recebe os fiscais da instituição. 

O Brasil será o 28º país das Américas a receber a instituição, que acompanhou a eleição no Paraguai neste ano e a disputa nos Estados Unidos, em 2016. Serão 41 observadores no Brasil, nos postos de votação e nos tribunais eleitorais. 

Ao UOL, a presidente da comissão, Laura Chinchilla, afirmou que os observadores têm conhecimento dos receios com as urnas eletrônicas, mas que a OEA não recebeu qualquer reclamação. ""Nós sabemos das críticas, mas em nenhum momento recebemos reclamações ou denúncias formais sobre a vulnerabilidade das urnas", disse Chinchilla.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos