Kim Kataguiri sobre presidência da Câmara: "Estou trabalhando para vencer"

Do UOL, em São Paulo

Deputado federal eleito, Kim Kataguiri (DEM) comentou em entrevista ao UOL nesta segunda-feira (29) sobre a expectativa que ele tem de assumir a presidência da Câmara. No dia seguinte à sua eleição, Kataguiri usou suas redes sociais para já se colocar como candidato ao cargo no início de seu mandato em 2019. Segundo ele, o fato de o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ser do seu partido e já ter demonstrado interesse em se manter no cargo não o impedirá de tentar a candidatura.

"Regimentalmente, posso lançar minha candidatura independente de indicação partidária. A condição para eu entrar no Democratas era de uma independência completa e inclusive de poder confrontar cacifes partidários. Era uma liberdade completa já acordada", disse.

Leia também:

Kataguiri, que tem 22 anos, também comentou se o impedimento constitucional de assumir a Presidência da República pela necessidade de idade mínima de 35 anos não o complicaria em uma possível candidatura à presidência da Câmara. O cargo é o terceiro na linha sucessória presidencial, após do presidente eleito e do vice. "O entendimento do Supremo é que você pode assumir a presidência do Senado ou da Câmara não tendo os requisitos para assumir a presidência da República".

"Estou trabalhando para vencer e não só para marcar posição, fazer discurso. Tem de haver debate para que a população saiba o que cada um pretende fazer. Sempre foi uma coisa muito obscura a eleição da presidência da Câmara, muito de gabinete e pouco ligada à população". 

Kataguiri: Bolsonaro pode usar redes sociais para expor parlamentares

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos