Topo

Troca de líderes no Congresso adia votações do Código Florestal e Lei Geral da Copa

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

13/03/2012 16h09

A crise política que levou às substituições dos líderes do governo no Senado e na Câmara pelos deputados adiou os projetos do novo Código Florestal e da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 nesta terça-feira (13). Os relatores das iniciativas esperam que elas passem pelo plenário na semana que vem.

"Eu também vou cuidar do vice-presidente Temer", diz Dilma

As tensões levaram às saídas da coordenação dos trabalhos governistas do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Há duas semanas, mais de 50 deputados do PMDB assinaram uma lista sugerindo mais independência em relação à presidente Dilma Rousseff (leia-se: mais cargos). Na semana passada, o governo foi derrotado no Senado na tentativa de reconduzir ao cargo o diretor da ANTT (gência Nacinal de Transportes Terrestres).

“Se é difícil botar quando todos estão de acordo, imagine agora”, disse o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa.

O texto, que é exigência da Fifa para realizar o Mundial de futebol no Brasil, sofre atrasos desde o ano passado e ainda tem de ser votado no Senado.

O relator do novo Código Florestal na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-RS), disse que a saída dos líderes, cujos substitutos não foram anunciados pelo Palácio do Planalto, é o principal empecilho para uma votação. “O meu texto está pronto. O imbróglio político é o único fator impeditivo”, afirmou.

Mais cedo, Dilma fez uma rara aparição no Congresso para receber uma homenagem. O objetivo da visita foi arrefecer as tensões com a base aliada.

O PMDB quer ampliar sua cota atual de cinco ministérios ou trocar alguns deles por pastas com mais recursos. Já o PT busca segurar seus 16 cargos de primeiro escalão e manter sua posição no Congresso.