Topo

Novo presidente do PP defende apoiar reeleição de Dilma

Fábio Brandt

Do UOL, em Brasília

13/04/2013 06h00

O novo presidente do PP (Partido Progressista), Ciro Nogueira, afirmou nesta sexta-feira (12) ser favorável a formalizar uma coligação inédita no plano nacional com o PT em 2014 e apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

O PP e o PT já estiveram juntos em disputas regionais, mas nunca para o Palácio do Planalto. Mesmo controlando o Ministério das Cidades no governo Lula, o partido não apoiou formalmente a candidatura de Dilma em 2010. Agora, sob a gestão de Ciro Nogueira, a posição do partido pode mudar.

O presidente do PP, que também é senador pelo Piauí, falou sobre a eleição de 2014 no “Poder e Política”, programa do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. A gravação foi realizada no estúdio do Grupo Folha em Brasília.

 

“Eu defendo o apoio à presidente Dilma”, disse Nogueira. Ele fez questão, no entanto, de dizer que essa é uma posição pessoal e que ainda será preciso discutir com outros integrantes do PP o rumo do partido na eleição presidencial. Afirmou que sua prioridade será eleger governadores e que a maioria dos candidatos do partido a governos estaduais são, hoje, contra apoiar a petista.

Segundo Nogueira, a presidente da República e o PT precisarão trabalhar para convencer integrantes do PP de que vale a pena apoiá-los. “O PT, historicamente, é um partido que não costuma apoiar candidatos de outros partidos. Nós estamos precisando também de gestos do outro lado”, disse.

O PP é o herdeiro direto da Arena, partido de sustentação da ditadura militar (1964-1985). A aproximação com o PT tem acontecido em eleições regionais –em 2012, por exemplo, o PP paulista sob a influência de Paulo Maluf apoiou a eleição de Fernando Haddad para prefeito de São Paulo.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Quem é Ciro Nogueira? (1:41)

2) Presidente do PP quer apoiar formalmente reeleição de Dilma (3:25)

3) PP discutirá abertamente coligação com o PT em 2014 (3:09)

4) Candidatos do PP a governador são contra apoiar Dilma (3:10)

5) PP quer ser o principal partido conservador do Brasil (3:24)

6) Pena para usuário de droga deve aumentar, diz presidente do PP (1:49)

7) Brasil precisa de política contra aborto, diz presidente do PP (3:53)

8) PP deve apoiar redução da maioridade penal, diz presidente (1:54)

9) Sou contra a Comissão da Verdade, diz Ciro Nogueira (2:59)

10) Maluf é velha guarda e não comanda o PP, diz Ciro Nogueira (1:20)

11) Íntegra da entrevista (49 min.)
 

 

 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.