Topo

André Vargas renuncia oficialmente à vice-presidência da Câmara

O deputado André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, pediu uma licença não-remunerada da Casa no último dia 7 - Laycer Tomaz/Câmara dos Deputado
O deputado André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, pediu uma licença não-remunerada da Casa no último dia 7 Imagem: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputado

Do UOL, em Brasília

16/04/2014 15h36Atualizada em 25/04/2014 17h09

O deputado licenciado André Vargas (PT-PR) apresentou oficialmente nesta quarta-feira (16) a sua carta de renúncia ao cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

A entrega da carta de renúncia acontece uma semana após ele ter comunicado que abria mão do cargo para se defender no Conselho de Ética que investiga o seu envolvimento com o doleiro preso Alberto Yousseff.

Na última segunda-feira (14), a Secretaria-Geral da Mesa Diretora informou que não recebeu nenhum pedido oficial de renúncia e, portanto, a carta não tinha validade.

Sob pressão do próprio PT desde que veio à tona que ele usou um avião emprestado pelo doleiro para uma viagem de férias, Vargas cogita também renunciar ao seu mandato parlamentar. A expectativa era que o petista o fizesse ontem, mas ele acabou recuando da decisão porque, segundo explicou em nota, haveria um impasse se o processo de cassação no Conselho de Ética seria interrompido.

O PSDB, DEM e PPS, partidos da oposição que entraram com a representação contra Vargas, prometem entrar com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir que ele continue respondendo ao processo no Conselho de Ética mesmo após renunciar ao mandato.

Além da viagem de jatinho paga pelo doleiro a Vargas, há denúncias de que o deputado intermediou interesses de Yousseff em contratos com o Ministério da Saúde.

Com o início do processo no Conselho de Ética, Vargas não pode mais renunciar sem evitar a perda dos direitos políticos por oito anos, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.

Na carta, assinada no dia 9 de abril, Vargas critica a imprensa dizendo que tem “enfrentado um intenso bombardeio de denúncias e ilações (...) baseadas apenas em vazamentos ilegais de informações”.

Leia abaixo a íntegra da carta:

Renuncio à vice-presidência da Câmara

Em virtude da decisão tomada hoje pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pela instauração de procedimento de apuração de denúncias apresentadas contra mim, decidi apresentar minha renúncia à vice-presidência desta Casa.

Tomo esta decisão para que possa me concentrar em minha defesa perante o Conselho e para não prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa Diretora, e também de preservar a imagem da Câmara, do meu partido e de meus colegas deputados.

Tenho enfrentado um intenso bombardeio de denúncias e ilações lançadas em veículos de imprensa baseadas apenas em vazamentos ilegais de informações, as quais terei agora a oportunidade de esclarecer, apresentando minha versão - a verdade - a respeito de tudo que vem sendo divulgado.

Enfrentarei tranquilamente este processo na certeza de que provarei, ao final, que não cometi nenhum ato ilícito. Sigo com muito orgulho de minha história política e minha luta, ao lado de tantos companheiros, em defesa do povo paranaense e pela construção de um Brasil melhor.

Brasília, 9 de abril de 2014.

André Vargas”