Topo

CPI aprova quebra de sigilo de contratos entre BNDES e usina de amigo de Lula

O pecuarista José Carlos Bumlai, em foto de 2010 - Eurides Aok - 16.mai.10/Correio do Estado
O pecuarista José Carlos Bumlai, em foto de 2010 Imagem: Eurides Aok - 16.mai.10/Correio do Estado

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

05/11/2015 11h23

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou nesta quinta-feira (5) a quebra do sigilo e o acesso às cópias dos contratos firmados entre o banco e a usina São Fernando Açúcar e Álcool, do empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A usina de Bumlai, localizada no Mato Grosso do Sul, recebeu um empréstimo de R$ 101,5 milhões do BNDES em julho de 2012, nove meses depois de um fornecedor ter pedido, na Justiça, a falência da usina por conta de uma dívida de R$ 523 mil.

Uma reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" indica que o BNDES “driblou” normas internas do banco para fornecer o empréstimos. Pelas normas do banco, a instituição não poderia oferecer empréstimos a uma empresa que já respondia por um pedido de falência na Justiça. O BNDES nega que o empréstimo tenha sido irregular. 

Bumlai também passou a ser investigado pela operação Lava Jato depois que dois delatores do esquema terem afirmado que ele repassou recursos oriundo de comissões por negociações entre empresas e a Sete Brasil para uma nora do ex-presidente Lula. Bumlai também nega ter recebido e repassado propinas do esquema investigado pela operação Lava Jato

O autor dos requerimentos que pedem a quebra do sigilo e as cópias dos contratos entre a usina e o banco, deputado José Rocha (PR-BA), disse que os pedidos são resultado da divulgação de eventuais irregularidades na concessão dos empréstimos às empresas de Bumlai. “Temos acompanhado [o assunto] pela imprensa e nos sentimos no dever de formular esse requerimento”, afirmou o parlamentar.