Topo

Gravação de Jucá "demonstra a verdadeira razão do golpe", diz Berzoini

Conversa gravada de Jucá e Machado

UOL Notícias

Do UOL, no Rio

23/05/2016 12h52

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da presidente afastada Dilma Rousseff, Ricardo Berzoini, afirmou nesta segunda-feira (23) que a revelação dos diálogos entre o ministro do Planejamento, senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado "demonstra a verdadeira razão" do que chamou de "golpe praticado contra a democracia".

"O objetivo é frear a [operação] Lava Jato. O objetivo é empurrar para debaixo do tapete as investigações", disse Berzoini, que é ex-presidente do PT e integrava o ministério de Dilma até o seu afastamento, no último dia 12. A declaração foi feita em vídeo publicado na página da presidente afastada no Facebook, no fim da manhã.

Gravados de forma oculta e divulgados em reportagem da "Folha de S.Paulo", os diálogos entre Machado e Jucá ocorreram semanas antes da votação na Câmara que desencadeou o impeachment de Dilma. As conversas somam 1h15min e estão em poder da PGR (Procuradoria-Geral da República). Em entrevista coletiva no início da tarde, Jucá disse que nunca agiu para paralisar a Lava Jato e que não vê motivos para sair do governo.

Para Berzoini, o diálogo não deixa dúvidas. "Mostra um pretendente a ser ministro do golpe conversando com uma pessoa que estava sendo investigada, e eles tentando tramar para encontrar no impeachment a forma de refrear as investigações e a apuração dos crimes praticados. O povo brasileiro tem o direito de saber tudo sobre essas gravações, e não é possível admitir que um diálogo como esse não seja efetivamente investigado a fundo", acrescentou o petista.

"É um escândalo, é uma vergonha. É um produto do governo golpista de Eduardo Cunha, Michel Temer e Romero Jucá. É algo que precisa ser investigado com profundidade, e precisamos imediatamente exigir a demissão de Romero Jucá e a investigação da relação de Michel Temer com esse diálogo", concluiu Berzoini.