Topo

Temer lamenta tragédia nos EUA: 'Expresso a solidariedade brasileira'

O presidente interino, Michel Temer, durante evento com empresários no Planalto - Pedro Ladeira - 8.jun.2016/Folhapress
O presidente interino, Michel Temer, durante evento com empresários no Planalto Imagem: Pedro Ladeira - 8.jun.2016/Folhapress

Do UOL, em Brasília

12/06/2016 13h53

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), divulgou uma mensagem às famílias das vítimas do atentado a uma boate gay na Flórida (EUA) e disse “lamentar enormemente” o ataque, que deixou ao menos 50 mortos.

“Quero lamentar enormemente a tragédia nos Estados Unidos que vitimou dezenas de norte-americanos”, disse Temer. “Expresso a solidariedade brasileira às famílias das vítimas desse atentado”, afirmou o presidente interino, em sua conta no Twitter.

Pelo menos 50 pessoas foram mortas na madrugada deste domingo (12) durante um tiroteio em uma boate gay em Orlando, nos Estados Unidos. O número de mortos faz do ataque o mais fatal decorrente de tiroteio em massa na história dos Estados Unidos.

O ataque foi classificado como "incidente terrorista", embora as investigações ainda precisem determinar se foi doméstico ou se teve envolvimento internacional.

O atirador foi identificado como Omar Saddiqui Mateen, 29, cidadão americano nascido em Nova York, filho de imigrantes afegãos.

O atirador foi morto pelos agentes policiais que invadiram a casa noturna. Outros 53 feridos foram encaminhados a hospitais da região. Um policial foi ferido na cabeça pelo atirador, mas, segundo o chefe de polícia, foi salvo pelo capacete que usava. Com a invasão, o chefe de polícia John Mina diz ter resgatado 30 pessoas.

Lula condena ataque

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nota na qual presta solidariedade ao presidente dos EUA, Barack Obama, e condena o ataque.

“Não podemos permitir que tais atos bárbaros diminuam nossa determinação em lutar por um mundo em que as diferenças sejam respeitadas. A intolerância não é uma opção”, disse o ex-presidente, em nota publicada no site do Instituto Lula.

“Quero manifestar minha profunda solidariedade às famílias das vítimas e dos feridos nesse ato de extrema violência. Transmito também toda minha solidariedade ao presidente Obama e ao povo dos Estados Unidos”, afirmou Lula.