Topo

UOL, Folha e SBT farão debate com candidatos a prefeito de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

27/06/2016 17h52

O UOL, a Folha de S.Paulo e o SBT realizarão no próximo dia 23 de setembro um debate com os candidatos a prefeito de São Paulo. O debate será transmitido ao vivo na internet e pelo SBT na televisão.

Em reunião nesta segunda-feira com representantes dos partidos e das candidaturas, também ficou definida a realização de uma série de oito sabatinas com candidatos a prefeito da capital paulistana a partir do dia 18 de julho.

O debate eleitoral e as sabatinas consolidam uma parceria já firmada entre UOL, Folha e SBT em eleições passadas.

Pesquisa

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira da semana passada (21) mostrou que Celso Russomanno, deputado federal e pré-candidato pelo PRB, lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo. Ele tem 26% das intenções de voto.

Russomanno tem um processo contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode torná-lo "ficha-suja" e inviabilizar sua entrada na disputa pela prefeitura.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já se manifestou favorável à condenação por peculato (desvio de dinheiro público) do deputado federal. Se a Corte Suprema acatar suas considerações até agosto, prazo para registro das candidaturas, Russomanno não poderá se candidatar nas eleições de 2016.

Na pesquisa, atrás dele apareceu a senadora Marta Suplicy (PMDB), com 10%, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), com 8%, o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), com 7%, e o empresário e pré-candidato do PSDB, João Doria, com 6%. O vereador Andrea Matarazzo (PSD) e o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC) tiveram 4% cada um. O Delegado Olim (PP) teve 3% e o Major Olímpio (SD) alcançou 2%.

Todos estão tecnicamente empatados, por conta da margem de erro de quatro pontos percentuais, para cima ou para baixo. A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e realizada entre os dias 16 e 19 de junho.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções que definirão os candidatos à prefeitura. Já o prazo final para confirmar que o escolhido disputará efetivamente o cargo é o dia 20 de agosto.

Pelo menos três candidatos que estão presentes no levantamento já desistiram da disputa: os partidos de Laércio Benko (PHS), Denise Abreu (PMB) e Roberto Trípoli (PV) já anunciaram apoio a Doria.