Topo

Aliados de Dilma tentam suspender sessão, mas Lewandowski nega pedidos

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumiu a condução do processo de impeachment no Senado - Geraldo Magela/ Agência Senado
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumiu a condução do processo de impeachment no Senado Imagem: Geraldo Magela/ Agência Senado

Do UOL, no Rio

09/08/2016 13h14

Os aliados da presidente afastada, Dilma Rousseff, tentaram, mas não conseguiram suspender a sessão do processo de impeachment no Senado, iniciada na manhã desta terça-feira (9), na qual será decidido se a petista irá a julgamento por supostos crimes de responsabilidade.

Presidindo os trabalhos, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou pedidos feitos em questões de ordem apresentadas pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). "Muitas delas são impertinentes", adiantou Lewandowski antes de proferir suas decisões. Os debates duraram quase três horas.

As duas primeiras foram apresentadas por Randolfe Rodrigues e Humberto Costa e, nas palavras de Lewandoswki, tinham o mesmo objetivo: "a suspensão dos trabalhos ou que se converta o julgamento em diligência para que se aguardem as investigações relativas às delações premiadas que ainda estão em curso na famosa operação [Lava Jato] que todos conhecem".

Os senadores citaram denúncias divulgadas no fim de semana que envolveram o presidente em exercício da República, Michel Temer, que teria participado de "uma reunião que resultou na doação de R$ 10 milhões em dinheiro vivo".

Para o ministro do STF, as questões "são estranhas ao objeto da sessão" e, portanto, não cabe adiar a discussão. "Aqui se trata especificamente de analisar a pronúncia da presidente afastada pelos fatos elencados na denúncia nos termos em que foram apresentados no parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)", declarou.

Lewandowski também rejeitou o pedido de Lindbergh para que a sessão fosse suspensa para a realização de novas diligências, entre elas o depoimento do procurador da República Ivan Cláudio Marx, antes da votação do parecer. Em sua fala, o petista disse que o procurador atestou "que não há que se falar em operações de crédito, já que o Tesouro deve aos bancos a diferença da taxa, e não ao mutuário, quando foi instado a falar sobre as pedaladas fiscais", em referência a uma das denúncias contra Dilma.

"Desde logo adianto o meu entendimento no sentido de que não se poderia por meio de uma questão de ordem pleitear a suspensão realização de sessão, já que não caberia ao presidente do STF, na condição de presidente do processo, determinar a realização de novas provas e diligências. A fase de instrução já terminou", argumentou.

Fátima Bezerra, por sua vez, pediu o arquivamento do processo, defendendo que a avaliação do impeachment dependia da verificação quanto à irregularidade ou não das contas a serem de 2015, após o parecer do Tribunal de Contas da União e da deliberação do Congresso Nacional. "Como estabelecido no regimento interno [do Senado], a questão de ordem só pode ser utilizada para uma análise de um comportamento antirregimental, que não me parece ser o caso", declarou Lewandowski.

Esta foi a mesma justificativa apresentada pelo presidente da sessão para rejeitar uma questão de ordem de Gleisi Hoffmann, que requereu o "desentranhamento dos autos do processo do Plano Safra no que diz respeito às chamadas pedaladas do ano de 2015".

Sobre o pedido de suspeição do relator Antonio Anastasia, pelo fato de ele ser do PSDB assim como um dos autores da denúncia, o advogado e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, apresentado por Vanessa Grazziotin, o ministro lembrou que já havia rejeitado o pedido recentemente.

Das oito questões interpostas, apenas foram aprovadas uma de Gleisi Hoffmann --sobre o anexação de voto em separado ao processo-- e outra de Vanessa Grazziotin, que pleiteou a manutenção de termos políticos na transcrição da sessão. Durante os trabalhos da comissão especial de impeachment no Senado, o presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), determinou a retirada de palavras que considerou ofensivas das notas taquigráficas, como "fraude" ou "farsa", o que gerou protestos de aliados de Dilma.

Lewandowski disse que não vai fazer esse controle, porque disse "confiar no bom senso" dos parlamentares.

Lewandowski chama função de senadores como juízes de 'delicada'

UOL Notícias