Topo

Primeira Turma do STF deve analisar pedido de liberdade da irmã de Aécio na 3ª

Em 18 de maio, Andrea Neves foi presa pela Polícia Federal em Minas Gerais - Cristiane Mattos/Reuters
Em 18 de maio, Andrea Neves foi presa pela Polícia Federal em Minas Gerais Imagem: Cristiane Mattos/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 15h01

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) deve analisar, na próxima terça-feira (13), se revoga ou não a prisão preventiva de Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). A sessão está marcada para as 14h.

O ministro Marco Aurélio Mello, responsável pela ação cautelar referente a Andrea, disse que estava impossibilitado de "rever, individualmente, a decisão do relator substituído, ministro Edson Fachin". "Fazê-lo conduziria a verdadeira autofagia, a servir apenas ao descrédito do Judiciário", disse. Por isso, ele decidiu que a Primeira Turma deve analisar a questão.

Presidida pelo ministro, a Turma é integrada por Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

A defesa de Andrea requer a liberdade de sua cliente por entender que falta "referência, na denúncia, a fundamentos que autorizem a manutenção da custódia", salientando que ela está presa desde 18 de maio. Os defensores pedem medida cautelar alternativa.

Andrea é acusada pela PGR (Procuradoria Geral da República) pelo crime de corrupção passiva e foi denunciada por ter pedido R$ 2 milhões em nome de Aécio a Joesley Batista, , segundo os investigadores, pedido a Joesley batista, dono do frigorífico JBS, da holding J&F. 

Para os advogados de Andrea, no caso dela, caberia a liberdade mediante pagamento de fiança.

O ministro Marco Aurélio demonstrou que pretende levar as decisões da ação cautelar envolvendo Aécio sempre à Primeira Turma, evitando decisões monocráticas.

(Com Estadão Conteúdo)

Em maio, PF prendeu irmã e primo de Aécio Neves

Band Notí­cias