Topo

Moro adia depoimento de ex-advogado de Lula, mas recusa pedido de ex-assessor de Palocci

O advogado Roberto Teixeira, que enfrenta problemas de saúde - Raquel Cunha/Folhapress
O advogado Roberto Teixeira, que enfrenta problemas de saúde Imagem: Raquel Cunha/Folhapress

Venceslau Borlina Filho

Do UOL, em São Paulo

11/09/2017 18h04

O juiz Sergio Moro adiou para o próximo dia 20 de setembro, às 13h30, o interrogatório do advogado Roberto Teixeira, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no processo de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a doação de um terreno pela empresa Odebrecht para a construção da nova sede do Instituto Lula, em São Bernardo do Campo (SP).

O interrogatório estava previsto para a próxima quarta, dia 13, mas a defesa alegou que Teixeira ainda não está bem de saúde. Na semana passada, o advogado sofreu uma insuficiência cardíaca e teve que ser internado em um hospital de São Paulo, o que fez com que a primeira audiência, marcada para o dia 6, fosse adiada para o dia 13.

No despacho, o juiz Sergio Moro deu ciência da decisão à defesa, ficando ela encarregada de comunicar o cliente sobre a referida data e horário. Teixeira é réu ao lado de Lula no processo. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de intermediar a compra do terreno pela empreiteira.

Negativa

No mesmo despacho, o juiz negou pedido da defesa de Branislav Kontic, ex-assessor do ex-ministro Antonio Palocci, para realização do interrogatório de seu cliente por videoconferência com a Justiça Federal de São Paulo.

Na decisão, Sergio Moro informou que foi ofertado a possibilidade de escolher o depoimento presencial ou por videoconferência. Porém, a decisão foi por depoimento em Curitiba.

O juiz também afirmou que não cabe à defesa fazer o pedido a dois dias do interrogatório, marcado para o dia 13, sem que haja um motivo robusto.