Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula compara Bolsonaro a capitão do Titanic e diz que 'país está à deriva'

Petista vê presidente tendo ações equivocadas na condução da crise - CHARLES PLATIAU
Petista vê presidente tendo ações equivocadas na condução da crise Imagem: CHARLES PLATIAU

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 12h50

Em meio à crise pela pandemia do coronavírus, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à famosa história do navio Titanic, que afundou no Oceano Atlântico em 1912, deixando mais de 1.500 mortos. Durante o naufrágio, relatos contam que o capitão da embarcação se recusava a admitir a tragédia.

"O Bolsonaro parece o capitão do Titanic", disse Lula em uma publicação no Twitter. "O navio estava afundando e ele continuava fingindo que nada estava acontecendo. O país está à deriva. Uma nau sem rumo".

Em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, o ex-presidente também criticou o conflito que Bolsonaro tem alimentado com governadores de alguns estados, como João Dória (PSDB) em São Paulo e Wilson Witzel (PSC) no Rio de Janeiro.

"O papel do presidente da República é respeitar as instituições, respeitar os federados. Um presidente da República não pode ficar brigando todo dia, com todo mundo, tem que governar esse país, deixar de ser ignorante", criticou Lula.

O ex-presidente intensificou as críticas ao citar que estados do Nordeste não estariam recebendo o auxílio devido pela crise do coronavírus. Para o petista, a ação é parte de um boicote político de Bolsonaro.

"Não é possível um presidente na sua cabeça determinar que o Nordeste é inimigo porque ele perdeu a eleição (nessa região), não é possível a falta de respeito. Não estão dando dinheiro para o Bolsa Família, tudo por uma bobagem de perseguição política", afirmou Lula.