Topo

Esse conteúdo é antigo

Dante Mantovani diz não saber por que nomeação para Funarte foi cancelada

Dante Mantovani, ex-presidente da Funarte - Reprodução/YouTube/Dante Mantovani
Dante Mantovani, ex-presidente da Funarte Imagem: Reprodução/YouTube/Dante Mantovani

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 11h29

Ex-presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e maestro, Dante Mantovani falou em entrevista à CNN nesta manhã que não sabe o motivo do cancelamento de sua nomeação.

Mantovani havia sido demitido do cargo há dois meses, quando a atriz Regina Duarte assumiu a secretaria especial da Cultura, mas foi nomeado novamente por portaria publicada na madrugada de ontem. O governo, porém, tornou sem efeito a portaria que o nomeava como novo presidente da fundação.

"Eu só posso falar do que eu sei, eu não sei por que me mandaram embora e por que cancelaram minha nomeação. Eu não estou sabendo de nada por que anularam, só vi pela imprensa", contou o maestro.

Questionado sobre a nova nomeação, Mantovani relatou, sem revelar nomes, que um assessor do Palácio do Planalto foi o responsável pelo convite.

"Chateado eu não fico, porque uma vez que você entra na política isso é algo que pode acontecer", disse.

Relação com Regina Duarte

Mantovani disse nunca ter conversado com a secretária da Cultura, Regina Duarte, mas também afirmou que acredita que a atriz pode manter a posição conservadora do ministério.

"Eu tenho uma visão conservadora, e eu acho que dentro de um governo conservador temos que ter uma secretaria com projetos conservadores. Acho que realmente precisa haver uma política cultural conservadora. Eu teria que ver as ações dela, eu acho que ela tem condições sim, se ela quiser, ela pode", considerou.

Em sua primeira passagem pela presidência da Funarte, o maestro tinha sido indicado ao cargo pelo antecessor de Regina Duarte, Roberto Alvim, que foi demitido após anunciar o lançamento de um prêmio cultural com um discurso aparentemente inspirado em Joseph Goebbels, ministro de Propaganda da Alemanha nazista.