Topo

Esse conteúdo é antigo

Afrontar Poderes seria o mais grave crime de responsabilidade, diz Reale Jr

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 11h40

Ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e autor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, o jurista Miguel Reale Jr. disse hoje que afrontar os Poderes seria o mais grave crime de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A avaliação foi feita durante participação no UOL Debate, conduzido pela colunista do UOL Thais Oyama.

Relembrando a presença de Bolsonaro em protestos recentes que tinham entre as bandeiras o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso, Reale Jr. disse que a postura pode se configurar como uma violação. O debate teve a presença também do jurista José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça (2011-2016) nos governos da ex-presidente Dilma.

"Quando o presidente vai a um ato como o da Praça do Exército, onde havia faixas a favor do AI-5, 'Ditadura com Bolsonaro', e ele não só vai como discursa dizendo que ele estava ali porque entendia que o caminho dos apoiadores estava certo, torna sua essa manifestação, com ataque aos poderes Legislativo e Judiciário", disse Reale Jr.

"Havia faixas pelo fechamento do STF. Portanto, está atuando em afronta grave aos Poderes. Esta seria a acusação mais grave que poderia ser feita como crime de responsabilidade. Além do mais, sua conduta ao longo deste ano afronta o decoro, a compostura",completou.

* Participaram dessa cobertura Alex Tajra, Beatriz Sanz, Fabio Regula, Talyta Vespa e Stella Borges (redação) e Diego Henrique de Carvalho (produção)