Topo

Esse conteúdo é antigo

'Brasil vive a pandemia e o pandemônio', diz ex-ministro Alexandre Padilha

"É a maior tragédia humana que o Brasil já viu", disse Padilha sobre a pandemia - Arquivo Pessoal
"É a maior tragédia humana que o Brasil já viu", disse Padilha sobre a pandemia Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 11h33

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) disse hoje em entrevista à rádio Super, de Minas Gerais, que o Brasil vive "a maior tragédia humana" que o país já viu e chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de "pandemônio".

"É a maior tragédia humana que o Brasil já viu, e o Brasil vive a pandemia e o pandemônio, que é o presidente Jair Bolsonaro", afirmou.

Ex-ministro da Saúde durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT-MG), entre 2011 e 2014, Padilha disse que "é muito grave, muito grave o que estamos vivendo" e criticou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, e o que chamou de "ocupação militar" na área.

"Dizem que ele [Pazuello] é especialista em salto livre: é alguém que caiu de paraquedas no Ministério da Saúde, desconhece o SUS e ultimamente mostrou que desconhece até a geografia básica do Brasil", ironizou.

"No meio da maior pandemia da história da humanidade, o Ministério da Saúde está sendo dirigido por uma ocupação militar, por alguém [Pazuello] que inclusive não teve histórico na [área da] saúde", disse.

Padilha também criticou o apoio que o Ministério da Saúde vem dando aos estados e municípios no combate à pandemia - "é mínimo" - e alertou para o risco do Brasil manchar sua imagem no mundo por conta de como o governo federal lida com a covid-19.

"O Brasil sempre foi visto como líder global na [área da] saúde. Por mais que o SUS (Sistema Único de Saúde) tenha muitas fragilidades, o tamanho do SUS é visto como algo extraordinário no mundo", afirmou.