Topo

Esse conteúdo é antigo

'Cargo não é meu, é do Presidente da República, diz Ricardo Salles

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente - José Cruz/Agência Brasil
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 09h37Atualizada em 15/07/2020 10h20

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o cargo que ocupa não pertence a ele, mas sim a Jair Bolsonaro (sem partido), e que enquanto o presidente entender que ele pode fazer um bom trabalho, permanecerá no comando da pasta.

"O cargo não é meu, o cargo é do Presidente da República, e no momento em que o presidente entender que é necessário substituir a mim, ele fará isso com a maior tranquilidade. Enquanto ele entender que eu posso fazer um bom trabalho, eu permaneço no cargo", afirmou Salles em entrevista ao canal GloboNews na manhã de hoje.

O ministro tem sido pressionado por empresários e investidores por causa do avanço do desmatamento na Amazônia. Ele também é alvo de um pedido de afastamento por parte de MPF (Ministério Público Federal), que alega improbidade administrativa.

Na reunião ministerial do dia 22 de abril, tornada pública por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal), Salles afirmou que o governo deveria aproveitar que o foco da imprensa estava na cobertura da pandemia de coronavírus para "passar a boiada" e aprovar medidas ambientais que não dependessem do aval do Congresso.

Conselho da Amazônia

Questionado hoje se a criação do Conselho da Amazônia, comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), configuraria uma perda de prestígio, Salles afirmou que o conselho é importante para centralizar as colaborações de outros órgãos, entidades e ministérios que possam colaborar com a preservação da floresta.

"É no âmbito do Conselho da Amazônia que se encontram o Incra, a Funai, o Ibama, o ICMbio, a Polícia Federal, as Forças Armadas, cada um encarregado de um assunto diferente, de uma matéria diferente, em que todas elas têm impacto na solução dos problemas da Amazônia", declarou.