Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Decisões do STF salvaram vidas na pandemia, diz Barroso

Luís Roberto Barroso: "foram decisões corretas, que fizeram bem ao país e salvaram muitas vidas" - Nélson Jr./SCO/STF
Luís Roberto Barroso: 'foram decisões corretas, que fizeram bem ao país e salvaram muitas vidas' Imagem: Nélson Jr./SCO/STF

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

27/07/2020 16h01

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso afirmou hoje que decisões do Supremo tomadas durante a pandemia ajudaram a "salvar vidas" no país. As três decisões citadas por Barroso colocaram o STF em oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Evidentemente sempre que se limita o poder traz algum grau de controvérsia, o choro e ranger de dentes, mas acho que foram decisões corretas, que fizeram bem ao país e que salvaram muitas vidas", afirmou Barroso.

Barroso elogiou o entendimento do STF ao decidir que:

O ministro do STF fez a afirmação na tarde de hoje, durante palestra em congresso organizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre as repercussões jurídicas da pandemia.

Bolsonaro tem rebatido as críticas à resposta do governo à pandemia com a falsa afirmação de que o STF retirou poderes do governo federal.

Ministros do STF tem reafirmado que a atribuição para adotar ações de enfrentamento à pandemia deve ser compartilhada entre governo federal, estados e municípios.