Topo

"Meninos Hércules" podem ter crescimento afetado por exagerar no exercício

Reprodução/Daily Mail
Imagem: Reprodução/Daily Mail

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

28/05/2014 06h00

Apelidados pela família como os irmãos “Hércules”, os garotos romenos Giuliano Stroe, 9, e Claudiu Stroe, 7, possuem uma rotina diária de duas horas de levantamento de pesos e exercícios impressionantes até para um adulto. Eles treinam para serem os garotos mais fortes do mundo e são apoiados pela família, composta por fisioculturistas, segundo matéria publicada no Daily Mail.

Giuliano, que já quebrou dois recordes mundiais, alcançou sucesso graças ao seu canal do Youtube, com mais de 50 mil inscritos e 12,5 milhões de visualizações, e sua página no Facebook, que tem mais de 1,2 milhão de curtidas. Claudiu segue os passos do irmão mais velho e também aparece nos vídeos.

Mas pediatras ouvidos pelo UOL são contrários à prática de exercícios pesados por crianças e afirmam que eles podem trazer uma série de problemas para a saúde dos pequenos. Segundo o presidente do Departamento de Cardiologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Gustavo Foronda, uma rotina exaustiva de exercícios pode levar a lesões musculares, articulares e comprometer o crescimento. “Pode causar alterações na placa de crescimento da criança e sobrecarregar o sistema vascular, podendo causar uma hipertrofia miocárdica no futuro”, afirmou.

O pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Taufi Maluf Junior, afirma que, além disso, a sobrecarga de exercícios pode causar desidratação nas crianças. “A criança tem mais facilidade de desidratar que os adultos. Então, praticar exercícios pesados pode provocar perda de água e, com ela, substâncias importantes para o organismo. Sem falar nos danos para a coluna vertebral, que se for submetida a um volume grande de peso pode sofrer deformidade”, explicou.

O pai dos meninos, Iulian Stroe, 35, contou em entrevista ao tabloide britânico que está determinado a fazer seus filhos famosos para que eles possam ajudar financeiramente a família, que já viveu em Florença, na Itália, mas foi obrigada a retornar à Romênia por dificuldades financeiras. Eles sonham em viver na Grã-Bretanha.

Tanto o pai quanto a mãe de Giuliano e Claudiu defendem o regime de treinamento das crianças. “Eles possuem habilidades naturais para isso, nada é forçado. É o que Deus planejou para eles”, disse o pai ao Daily Mail.

Maluf Junior diz que a prática de exercícios adequados é muito importante para o desenvolvimento da criança. “A carga precisa ser dosada de acordo com a faixa etária da criança. Exercícios feitos da maneira correta aprimoram a força muscular, fortalecem o tecido ósseo, são bons para o sistema respiratório, circulatório e até para a pele”.

Segundo ele, o exercício mais indicado para crianças é aquele com o qual ela mais se identifica. “Não adianta colocar a criança para jogar futebol se ela não gosta da atividade. Não tem que ser o que os pais querem, mas o que ela quer, porque a atividade precisa ser prazerosa”, acrescenta.