Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria vê evolução positiva em feriadão de SP e aguarda aprovação na Alesp

Do UOL, em São Paulo

21/05/2020 19h42Atualizada em 21/05/2020 22h12

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje, durante participação no UOL Entrevista, que vê evolução positiva na adesão ao isolamento social durante o feriado prolongado na capital paulista. De acordo com o governador, a medida tem o apoio da "maioria".

"Ela foi uma evolução positiva. Tivemos mais de 25% de evolução [no índice de isolamento] de um dia para o outro. Na terça-feira, o estado subiu de 48% para 49% e a capital, de 50% para 51%. São dados positivos, só começamos agora o feriado prolongado", afirmou ao colunista do UOL, Josias de Souza.

Segundo ele, um ponto positivo é o fato de ter sido observada queda de 35% na frequência das estradas, "revertendo a expectativa de que muitas pessoas fossem aproveitar o feriado para viajar".

"O feriado não foi feito para viajar. Foi feito para se resguardar, ficar em casa, não para se divertir fora de casa. Fiquei feliz com os resultados. A maioria da população, então, apoia o isolamento, se resguarda, se protege", afirmou.

Caso o índice de isolamento suba para para acima de 50%, "em torno de 55%", e, se isso for somado à oferta de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), o estado ganhará fôlego para o combate à pandemia. "A fase mais aguda é a que estamos vivendo neste momento, e que vai aproximadamente até a primeira semana do mês de junho", projetou.

Doria ainda evitou falar sobre o lockdown, decisão que deve ser tomada na próxima quarta-feira, disse ao UOL o prefeito da capital Bruno Covas (PSDB).

"Não é possível prever o que vamos anunciar na quarta-feira, mas é possível pedir: por favor, fiquem em casa. Não é o apelo de um governador, é o apelo de um ser humano. Não há no mundo, nenhuma outra alternativa, não há vacina, não há medicamento. A única forma [de combater a pandemia] é o isolamento social. É assim em outros 215 países do mundo. Todos estamos sofrendo com a pandemia do século. Precisamos de resiliência, disciplina, mas vai passar."

Feriado na segunda e lockdown

O governador também comentou que espera receber uma decisão favorável da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), que vota agora à noite a possibilidade de adiantamento do feriado estadual de 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, para a próxima segunda-feira (25).

"Espero que a decisão [da Alesp] seja favorável à antecipação do feriado, mas sem essa cláusula", afirmou, fazendo referência a uma sugestão publicada hoje no Diário Oficial de São Paulo que, interpretada de forma equivocada, dava a entender que o governo iria decretar o bloqueio total (lockdown) em junho. "É um absurdo, isso não se faz por decreto legislativo", acrescentou Doria.

"Mais um erro. Mais um equívoco que será superado", decretou.

A publicação à que o governador fez menção causou uma confusão, principalmente no WhatsApp. O texto traz um trecho que determina um suposto lockdown no estado entre os dias 1 e 15 de junho. A reprodução da imagem é verdadeira, mas a informação de que a medida entrará em vigor é falsa.

A sugestão foi apresentada ontem para o projeto de lei 351/2020, que altera a data de comemoração do feriado de 9 de julho, e pedia a implantação do lockdown, A medida, no entanto, foi rejeitada, e apenas o texto original seguiu para votação. Questionada pelo UOL, a assessoria da Alesp explicou que todas as emendas sugeridas são publicadas no Diário Oficial, sem necessariamente terem sido aprovadas.

"Felizmente, a maioria dos deputados tem bom senso e não faz atos legislativos por decisões ideológicas ou políticas", criticou. "TEnho certeza e convicção de que a decisão [da Alesp] será favorável à antecipação do feriado e sem essa cláusula."