Topo

Esse conteúdo é antigo

Testagem em área vulnerável de SP aponta covid-19 em 34% dos moradores

Moradores da Vila Jacuí, em São Paulo, fazem testes para covid-19 - Felipe Pereira/UOL
Moradores da Vila Jacuí, em São Paulo, fazem testes para covid-19 Imagem: Felipe Pereira/UOL

Felipe Pereira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 16h19

Dados da primeira fase do programa de testagem feito nesta semana na Vila Jacuí, zona Leste de São Paulo, mostram que 34% dos moradores que fizeram o exame estão ou já estiveram com covid-19.

Os resultados dizem respeito à primeira etapa do programa, quando são feitos testes de sorologia. Os moradores com resultado positivo vão para segunda fase, o exame RT-PCR, considerado mais confiável. Esses pacientes também receberão orientações de tratamento, serão medicados e devem permanecer em isolamento social, diminuindo a circulação do coronavírus.

À frente do programa, o secretário de Habitação, Flavio Amary, declarou que foram escolhidos locais de mais mortes e por este motivo era esperado mais casos de covid-19. Ao todo, 3.500 pessoas foram testadas no local, que tem 26 mil habitantes.

Os dados mostraram que 14% da população com IgM, resultado que significa pessoas infectadas há pouco tempo. O restante dos moradores com diagnóstico positivo (19%) apresentou IgG ou os dois indicadores, o que quer dizer que tiveram contato com o coronavírus há mais tempo. Com base nos resultados, serão montadas estratégias de combate à pandemia.

O secretário de Habitação contou que os próximos locais que farão parte do programa de testagem, que terá início no dia 27 de julho, são: Brasilândia, na Capital, e Jardim Santo André, no ABC. Na sequência, a Baixada Santista deve ser incluída no programa de testagem.