Topo

Esse conteúdo é antigo

Uso de mais máscaras nos EUA pode poupar 70 mil vidas nos próximos 3 meses

Máscara deixada no chão em rua de Los Angeles, nos EUA: país pode poupar 70 mil vidas nos próximos três meses - LUCY NICHOLSON
Máscara deixada no chão em rua de Los Angeles, nos EUA: país pode poupar 70 mil vidas nos próximos três meses Imagem: LUCY NICHOLSON

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 16h11

Até o mês de dezembro, 134 mil pessoas podem morrer nos Estados Unidos por causa do novo coronavírus, se novas medidas de segurança não forem tornadas obrigatórias no país, de acordo com o site da CNN norte-americana. Para especialistas em saúde pública ouvidos pela reportagem, se mais gente usar máscara, 70 mil dessas vidas poderão ser poupadas nos próximos três meses. A projeção é da Universidade de Washington.

"Realmente depende do que nossos líderes fazem, como indivíduos, e do que os governos fazem", disse Chris Murray, chefe do IHME (Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação, na sigla em inglês), da universidade.

Ao menos 176 mil pessoas morreram de covid-19 no país desde o início da pandemia e mais de 5,6 milhões foram infectadas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

O IHME projetou que, se nada mudar na abordagem às infecções, as taxas de mortalidade cairiam em setembro, mas subiriam logo depois, chegando a 310 mil em 1º de dezembro.

De acordo com Murray, mudanças de comportamento poderiam mudar — para melhor ou para pior — esse número, tais como:

  • se os governos aliviarem as atuais restrições de distanciamento social e de uso obrigatório de máscaras, as taxas de mortalidade diária podem chegar a 6.000 por dia até dezembro, ante a previsão atual de 2.000 por dia
  • por outro lado, se um número significativamente maior de pessoas usasse máscaras, a projeção do total de mortes de agora até dezembro cairia para quase 70 mil. Cerca de 95% da população dos EUA teria que usar máscaras para que isso acontecesse

As taxas de casos de coronavírus vêm caindo há semanas em partes dos EUA, mas as taxas de mortalidade têm sido relativamente elevadas.

A média do país para mortes diárias por coronavírus em sete dias foi de 987 na sexta-feira — a primeira vez em mais de três semanas que caiu para menos de 1.000, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Os casos diários nos EUA na semana passada foram em média de 44.100 até sexta-feira, abaixo de uma média de pico de 67.317 em 22 de julho, mostram dados da Johns Hopkins.

Estabelecer medidas de segurança agora é crucial, disse Murray, antes que chegue o outono (no hemisfério norte), quando pode ocorrer uma nova onda de casos, no início da temporada de gripe.

Para ajudar a prevenir infecções generalizadas, Murray defende que os governadores determinem uso obrigatório de máscara, o que permitiria multar as pessoas sem proteção facial.

"Será necessário um esforço concentrado, mas o impacto é extraordinário, é realmente extraordinário o que pode ser alcançado", disse Murray.