Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil registra 679 novas mortes em 24 h e atinge 115.451 óbitos por covid

Do UOL, em São Paulo

24/08/2020 18h43

O país ultrapassou hoje 115 mil óbitos pela covid-19, com 679 novas mortes registradas nas últimas 24 horas; no total, são 115.451 óbitos desde o início da pandemia. As informações são do consórcio de veículos do qual o UOL faz parte.

A quantidade de novos casos confirmados entre ontem e hoje atingiu 21.491, com total de 3.627.217 diagnósticos no país.

A média móvel de mortes, que calcula os óbitos diários com base em registros feitos nos últimos sete dias, aponta 971 óbitos por dia, resultado considerado estável em 14 dias (-3%).

Conforme o levantamento feito pelo consórcio, cinco estados tiveram aceleração na média móvel de mortes pela doença na variação de 14 dias, enquanto 11 apresentaram queda.

Entre as regiões, o Sul passou a registrar desaceleração (-20%) depois de semanas em escalada e alguns dias em estabilidade. As outras seguiram estáveis: Centro-Oeste (14%) Nordeste (-9%), Norte (-7%) e Sudeste (2%).

Veja a oscilação nos estados:

  • Aceleração: BA, GO, RJ, RN e TO
  • Estabilidade: AC, AP, ES, MS, PA, PB, PR, RN, RS, SP e TO
  • Queda: AL, AM, CE, MA, MT, PE, PI, RO, RR, SC e SE

Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, o país atingiu hoje 115.309 mortes por covid-19, com 565 novos óbitos registrados nas últimas 24h.

A pasta apontou 17.078 casos confirmados da doença entre ontem e hoje, totalizando 3.622.861 diagnósticos.

O governo federal considera 2.778.709 pacientes recuperados da doença e aponta 728.843 casos em acompanhamento.

Bolsonaro ataca imprensa e sai em defesa da cloroquina

Ainda hoje, horas antes de o país ultrapassar 115 mil mortes pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou do evento "Brasil vencendo a covid-19". Na solenidade, o chefe do Executivo exaltou novamente o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em tratamentos para a doença decorrente do novo coronavírus, mesmo sem a comprovação científica da eficácia dos medicamentos no combate à covid-19.

Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro Abraham Weintraub (Educação) e assessor especial da Presidência, lamentou os médicos que perderam seus empregos por defenderem os medicamentos. Já Bolsonaro, depois de dizer a um repórter que desejava "encher a boca" dele de "porrada", declarou que, se contaminados pela covid-19, jornalistas têm menos chances de sobreviver do que ele, o presidente da República.

bolsonaro segura cloroquina - Adriano Machado - Adriano Machado
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende uso da cloroquina em tratamento precoce para covid-19
Imagem: Adriano Machado

Pazuello: 'Números positivos'

Sem participar da solenidade no Palácio do Planalto, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou hoje que, ao fim da pandemia, os números do Brasil serão "muito positivos". Ele esteve na inauguração de unidade de apoio ao diagnóstico do novo coronavírus em unidade da Fiocruz no Ceará.

"Não estou falando apenas de números, que serão muito positivos no final, quando colocarmos cálculos com relação à população brasileira e, infelizmente, às perdas. Estou falando do que fizemos para o combate à pandemia. O que nós entregamos, chegamos na ponta da linha", declarou ele.

O ministro interino também reforçou, sem apresentar evidências, que a quantidade de óbitos no país teria sido menor caso o uso da hidroxicloroquina tivesse sido aplicado em tratamentos desde o início.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.