Topo

Esse conteúdo é antigo

Diretora da OMS acredita que coronavírus terá uma ou duas vacinas eficazes

A diretora-assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde) Mariangela Batista Galvão Simão  - Reprodução/CNN
A diretora-assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde) Mariangela Batista Galvão Simão Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 14h43

Diretora-assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mariangela Batista Galvão Simão disse hoje acreditar que a pandemia de coronavírus terá "uma ou duas" vacinas seguras e eficazes à disposição para a população.

Ela, no entanto, acredita que "vai demorar" até que seja possível imunizar toda a população e, por isso, defendeu a proposta da OMS de que países comecem a distribuir a vacina entre grupos prioritários, como profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais e idosos.

"A expectativa é de que vamos ter uma ou duas vacinas disponíveis que sejam seguras e eficazes. Mas no primeiro ano de todo produto a produção é menor. Então, até que se possa vacinar o mundo todo vai demorar", disse, à CNN. A proposta da OMS é que, uma vez que a vacina esteja disponível, que seja utilizada primeiro em algumas populações, como profissionais de saúde, de serviços essenciais e pessoas que têm maior risco de adoecer".

Mariangela Batista Galvão Simão falou, ainda, sobre os esforços da OMS pela distribuição igualitária da vacina entre países ricos e pobres.

"A história mostra que em situações anteriores, como o surto de H1N1, a vacina chegou primeiro aos países ricos e, quando chegou aos países em desenvolvimento, a pandemia já tinha acabado", disse. "A OMS vem trabalhando desde maio com uma proposta para que todos os países façam parte de uma espécie de consórcio internacional, um pacto para que, uma vez que tenha uma vacina segura e eficaz, que essa ela possa estar disponível ao mesmo tempo para todos os países".