Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher se recusa a usar máscara e agride PMs durante abordagem no CE

Siga o UOL no

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

13/03/2021 17h44

Uma mulher de 41 anos agrediu policiais militares do Ceará após ser abordada por se recusar a obedecer medidas sanitárias adotadas para combater a pandemia do novo coronavírus.

O caso aconteceu ontem, na orla de Fortaleza, mas somente neste sábado um vídeo com o flagrante da agressão repercutiu nas redes sociais.

Nas imagens é possível ver que a mulher, que não teve a identidade divulgada, desferiu dois tapas no peito de um sargento.

Ela está sem máscara, em descumprimento a uma determinação do estado, e gritas com os policiais.

A mulher chega a tentar tomar o celular de um PM que registrava a discussão e, em seguida, ataca o outro policial com dois tapas no peito.

"Os policiais pediram a ela que colocasse a máscara e que retornasse para casa. Ela não gostou. Ficou revoltada e falando que aquilo era privação de liberdade", contou o motorista de aplicativo Edilson Duarte, que presenciou a cena e a filmou.

"Os PMs mandando ela voltar [para casa], mas não teve acordo. E ficou falando em cima deles sem máscara. Uma coisa lamentável mesmo", disse.

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 18h, na avenida Beira-mar. Em nota, a corporação informou que a blitz fiscalizava as medidas sanitárias determinadas pelo governo do Ceará.

"A transeunte, que não usava máscara durante abordagem, não obedeceu às orientações de cumprir as medidas sanitárias que preveem o uso da máscara e proíbe circulação nas ruas sem legítima necessidade", diz o comunicado.

Até ontem, locais como parques, praças e a orla estavam fechados das 17h até as 5h do dia seguinte.

Ainda de acordo com a PM, a mulher foi conduzida até uma unidade policial, onde foi autuada no Artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

O artigo pune quem "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa".

Como a mulher não teve a identidade divulgada, o UOL não conseguiu encontrá-la para repercutir o ocorrido.

Toque de recolher

A partir de hoje, todo o território do Ceará entrou em lockdown. A circulação de pessoas nas ruas só é permitida em situações essenciais.

O endurecimento das medidas restritivas foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) na última quinta-feira (11).