Topo

Esse conteúdo é antigo

Pernambuco decide prorrogar medidas restritivas contra a covid-19

Pernambuco anuncia que vai prorrogar medidas restritivas no estado para conter o novo coronavírus - Getty Imagens
Pernambuco anuncia que vai prorrogar medidas restritivas no estado para conter o novo coronavírus Imagem: Getty Imagens

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 15h19Atualizada em 21/05/2021 15h25

O governo de Pernambuco decidiu prorrogar até 6 de junho medidas restritivas contra a covid-19. Com a nova orientação, o horário de funcionamento do comércio em geral e serviços segue reduzido.

Durante a semana, os estabelecimentos poderão abrir das 10h às 20h. Entre sábado e domingo, o comerciante tem duas opções de horário: das 9h às 17h ou das 10h às 18h. As regras também continuam para o comércio de praia, que tem autorização para vender de segunda a sexta-feira, mas fica proibido aos fins de semana.

Segundo a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, as medidas de restrições foram prorrogadas porque Pernambuco continua em uma fase crítica, apesar da estabilidade dos dados epidemiológicos "Essas medidas são extremamente necessárias para que a gente possa conter o avanço da pandemia no nosso estado".

Ela acrescentou que o plano pode ser revisto a qualquer momento: "Tudo depende da evolução dos números que são acompanhados em tempo real pelo comitê".

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a estabilidade não significa uma situação de tranquilidade porque os patamares estão elevados. "Estamos muito atentos e monitorando de forma permanente os indicadores da doença. Ao menor sinal de uma aceleração fora do padrão sazonal, não hesitaremos em tomar as medidas necessárias".

As medidas restritivas são válidas para todas as regiões de Pernambuco, exceto o Agreste, que sofre com aceleração nos indicadores de covid-19 e tem um decreto específico até o dia 31 de maio.