Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Brasileiro que veio da Índia é monitorado ao testar positivo para covid

Paciente é monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes - Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Paciente é monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes Imagem: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Rai Aquino

Colaboração para o UOL, no Rio

24/05/2021 09h17Atualizada em 24/05/2021 11h27

Um morador de Campos dos Goytacazes (RJ) que voltou da Índia no sábado (22) está sendo monitorado após testar positivo para o novo coronavírus.

De acordo com a Prefeitura de Campos, o homem, que não teve a identidade revelada, estava a trabalho no país asiático. Ele foi detectado com a covid-19 ao fazer um exame RT-PCR pelo Laboratório CR Diagnósticos ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Na ocasião, ele relatou não estar com sintomas da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, mesmo antes de receber o resultado do exame, o homem seguiu de avião para a capital fluminense, onde passou a noite em um hotel. Ontem, ele seguiu de carro para Campos dos Goytacazes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos disse que foi notificada do caso ontem e que monitora o paciente, que disse sentir dor de cabeça e rouquidão.

"O trabalhador está em contenção e isolamento preventivo. A pedido do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do governo do estado), vamos auxiliar na investigação genômica, com as informações do percurso que o paciente fez e os contatos que manteve. Ainda não há identificação do tipo de variante que o paciente está contaminado", afirmou o subsecretário Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Charbell Kury.

Pontos de contato

As companhias aéreas Qatar e Latam, responsáveis pelos voos do braiileiro, foram notificadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fornecer a lista de passageiros.

"A SES comunicou também o caso ao CIEVS Nacional e aguarda a lista de passageiros dos voos para proceder vigilância dos contatos", informou a Secretaria estadual de Saúde do Rio. "A equipe da Secretaria municipal de Saúde do Rio também foi informada para providências junto ao hotel, como a investigação de contatos e coleta de swab para RT-PCR".

Uma nova coleta de material será feito no morador de Campos, assim como nos passageiros dos dois voos em que ele esteve.

"As amostras seguirão para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, com pedido de urgência no processamento do PCR. Os casos que vierem a dar positivo seguirão para sequenciamento no laboratório de vírus respiratório da Fiocruz", afirmou a SES.

Variante indiana no Brasil

Até o momento, o Brasil confirmou seis casos de pessoas infectadas pela B.1.617, variante indiana do novo coronavírus. Os contaminados, que estão no Maranhão, são tripulantes do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís.

No sábado, o Governo do Ceará informou que investiga a suspeita de um caso de covid-19 pela cepa indiana no estado. O paciente, que está em Fortaleza, voltou de uma viagem à Índia no último dia 9.

Horas depois, a Secretaria estadual de Saúde Pública do Pará revelou que investiga dois casos suspeitos de infecção pela variante indiana no município de Primavera. Os pacientes teriam visitado o litoral do Maranhão antes de apresentarem os sintomas.