Capriles: Oposição venezuelana impugnará resultados eleitorais na quinta

CARACAS, 01 Mai 2013 (AFP) - A oposição venezuelana impugnará nesta quinta-feira no Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) os resultados das eleições presidenciais de 14 de abril, nas quais o presidente Nicolás Maduro venceu o líder opositor Henrique Capriles por uma vantagem apertada.

Capriles fez esse anúncio durante um ato público realizado nesta quarta pelo Dia do Trabalho no leste de Caracas.

"Vamos esgotar todas as instâncias internas porque não nos resta dúvida alguma de que este caso vá parar na comunidade internacional. Este caso vai acabar percorrendo cada país onde houver democracia", acrescentou o governador do estado de Miranda, em meio a uma multidão de seguidores.

O prazo para apresentar a impugnação termina na segunda-feira. A oposição anunciou sua iniciativa depois de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ter anunciado o início de uma auditoria dos resultados eleitorais, mas sem a revisão dos registros de votação, exigência importante da oposição para demonstrar supostas irregularidades.

Capriles, que se negou a participar do processo de auditoria denunciando uma farsa, perdeu por uma diferença de 1,49 ponto percentual para Maduro, eleito como sucessor do falecido presidente Hugo Chávez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos