11 de Setembro

Vaticano deseja estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã

Em Nova York

CIDADE DO VATICANO, 11 Set 2014 (AFP) - O Vaticano deseja estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã como parte de sua política para fortalecer os laços com a Ásia, indicou nesta quinta-feira a Santa Sé.

Em um comunicado oficial, a Santa Sé reiterou seu "compromisso para o estabelecimento de relações diplomáticas com o Vietnã", e expressou seu desejo de "contribuir para o desenvolvimento" do país em setores que envolvem a Igreja Católica, tais como educação, saúde e obras humanitárias.

A nota foi divulgada no final das reuniões conjuntas entre a Santa Sé e o Vietnã realizadas na quarta e quinta-feira em Hanói.

O papa argentino, que visitou a Coreia do Sul em agosto passado, viajará em janeiro para as Filipinas e Sri Lanka, cumprindo a sua política de proximidade com a Ásia.

Por sua vez, as autoridades vietnamitas reiteraram seu desejo de garantir a "liberdade religiosa" e de ajudar a igreja Católica vietnamita a participar ativamente do desenvolvimento sócio-econômico, afirmou a mesma fonte.

Durante sua viagem à Coreia do Sul, o papa Francisco exortou os católicos a manter um "diálogo fraterno" com países como Vietnã e China.

"Eu não falo de um diálogo político, mas de um diálogo fraterno", acrescentou.

bur-kv.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos