Inventor do fuzil AK-47 morre na Rússia aos 94 anos
O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos, em um hospital da República russa da Udmúrtia.
Kalashnikov, que estava na casa dos 20 anos quando criou o fuzil logo após a Segunda Guerra, morreu em sua cidade natal, Izhevsk, onde a arma ainda é produzida.
"Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov", escreveu em sua página no Facebook Victor Chulkov, porta-voz do governo da Udmúrtia.
Desde março, Kalashnikov vinha sendo internado por diferentes problemas de saúde Ele estava desde 17 de novembro no Centro Clínico e Diagnóstico da República da Udmúrtia, onde se submeteu a tratamentos intensivos por causa de uma hemorragia estomacal.
No final de outubro Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção -- devido ao delicado estado de saúde, ele havia sido afastado das operações na fábrica.
Em 2011, o Exército russo anunciou que deixaria de comprar Kalashnikovs por excesso de reservas em seus arsenais.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
-
Após maior ataque da história, Suécia quer endurecer leis e proibir arma
-
Febre no Brasil, 'arminhas' de gel chegam à Argentina e geram preocupação
-
Senado acelera projeto que derruba partes do decreto de Lula sobre acesso a armas
-
PF retira 2.000 armas de aeroporto no RS para evitar investida de facções
comentários 129
Sair
- Todos
- Mais curtidos
- Escolha do editor
Leia os termos de uso