Inventor do fuzil AK-47 morre na Rússia aos 94 anos

Em Moscou

  • Vladimir Vyatkin/AP

O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos, em um hospital da República russa da Udmúrtia.

Kalashnikov, que estava na casa dos 20 anos quando criou o fuzil logo após a Segunda Guerra, morreu em sua cidade natal, Izhevsk, onde a arma ainda é produzida. 

"Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov", escreveu em sua página no Facebook Victor Chulkov, porta-voz do governo da Udmúrtia.

Desde março, Kalashnikov vinha sendo internado por diferentes problemas de saúde Ele estava desde 17 de novembro no Centro Clínico e Diagnóstico da República da Udmúrtia, onde se submeteu a tratamentos intensivos por causa de uma hemorragia estomacal.

No final de outubro Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção --  devido ao delicado estado de saúde, ele havia sido afastado das operações na fábrica.

Em 2011, o Exército russo anunciou que deixaria de comprar Kalashnikovs por excesso de reservas em seus arsenais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos