Cinco presidentes africanos declaram guerra ao Boko Haram

Em Paris

  • AFP

    O suposto líder da mílicia Boko Haram, Abubakar Shekau

    O suposto líder da mílicia Boko Haram, Abubakar Shekau

Cinco chefes de Estado africanos reunidos neste sábado (17) em Paris por iniciativa do presidente francês, François Hollande, adotaram um plano de ação conjunto contra o grupo islamita nigeriano Boko Haram, classificando-o de grande ameaça para todo o continente.

O plano prevê "a coordenação dos serviços de inteligência, o intercâmbio de informação, a centralização dos meios, a vigilância das fronteiras, uma presença militar ao redor do lago Chade e capacidade de intervenção em caso de perigo", detalhou Hollande ao término da cúpula.

Já o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, declarou que está totalmente decidido a resgatar as jovens sequestradas pelo Boko Haram.


"Estamos totalmente decididos a encontrar estas jovens onde quer que estejam", declarou Jonathan em uma coletiva de imprensa após a conferência.

Mais cedo, Hollande havia convocado os participantes da cúpula a aplicar um plano global contra o grupo islamita.

"O Boko Haram se converteu em uma grande ameaça para o conjunto da África ocidental, e agora da África central", onde "foram demonstrados seus vínculos com grupos terroristas" islamitas, declarou Hollande durante um almoço com seus colegas de Nigéria, Níger, Camarões, Chade e Benin.

Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia também haviam sido convidados a esta cúpula, que é realizada no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

Este encontro ocorre um mês após o sequestro de mais de 200 estudantes por parte do Boko Haram na Nigéria, um crime que provocou grande comoção em todo o mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos