Chefe do Hamas nega ter informação sobre israelenses sequestrados

DOHA, 24 Jun 2014 (AFP) - O chefe do movimento palestino Hamas, Khaled Meshaal, disse não ter informações sobre os três adolescentes israelenses de cujo sequestro seu grupo é acusado, mas afirma apoiar "qualquer ação de resistência".

Em uma entrevista à rede do Catar Al-Jazeera, o chefe do gabinete político do movimento palestino declarou: "Francamente, não temos informação sobre o que ocorreu".

Mas Meshaal, que vive em Doha, acrescentou que se ficar demonstrado que os israelenses desaparecidos foram sequestrados "seria uma reação lógica e natural às violações das forças de ocupação" israelenses.

Desde o sequestro, no dia 12 de junho, de três estudantes de escolas religiosas judaicas desaparecidos quando pediam carona no bloco de colônias de Gush Etzion, o exército israelense realiza uma operação para encontrá-los na Cisjordânia, detendo mais de 360 palestinos, entre eles 250 membros do Hamas.

As autoridades israelenses acusam o Hamas de tê-los sequestrado.

O Hamas nega esta informação, embora apoie a operação. "Apoiamos qualquer ato de resistência contra a ocupação israelense, que deve pagar por sua tirania", disse Meshaal.

Também estimou que a Autoridade Palestina deve suspender a coordenação em matéria de segurança com Israel, defendida pelo presidente Mahmud Abbas. "Não é lógico recompensar Israel por seus crimes coordenando a segurança", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos