Ucrânia autoriza fechamento temporário da fronteira com a Rússia

Da AFP, em Kiev

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, autorizou o governo a fechar temporariamente os 2.300 km de fronteira com a Rússia em um decreto publicado nesta quinta-feira (25), depois de cinco meses de combates no leste do país entre o exército e os separatistas pró-Kremlin. A decisão foi tomada "em consequência da contínua interferência da Federação da Rússia nos assuntos internos da Ucrânia", afirma o texto do decreto.

A Ucrânia e os países ocidentais acusam a Rússia de ter enviado tropas ao leste do país para apoiar os rebeldes que exigem a independência das regiões de língua russa. Os combates começaram depois que Moscou anexou a Crimeia, até então uma república autônoma em território ucraniano. Os moradores da Crimeia decidiram em referendo que gostariam de fazer parte da Federação comandada por Vladimir Putin, mas a consulta não foi reconhecida pela comunidade internacional.

Crise na Ucrânia
Crise na Ucrânia

O estopim da crise no país foi justamente a política de aproximação com a Rússia praticada pelo então presidente Viktor Yanukovytch, que acabou destituído do cargo em fevereiro após meses de protestos nas ruas. O novo governo pró-União Europeia provocou a fúria das regiões de maioria russa que, assim, como a Crimeia, tentam desde então sua separação do comando de Kiev.


Atualmente, uma trégua está em vigor no leste da Ucrânia, após a assinatura de um plano de paz no sábado passado, mas ainda não foi encontrada uma solução política para a crise, já que os rebeldes rejeitaram a oferta de um estatuto especial para as regiões separatistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos