Ambiente

Califórnia se torna primeiro Estado americano a proibir sacolas plásticas

Em Los Angeles

  • Joel Silva/Folhapress - 29.jun.2012

A Califórnia se tornou, nesta terça-feira (30), o primeiro Estado americano a proibir o uso de sacolas plásticas descartáveis, depois que o governador democrata Jerry Brown promulgou a lei.

A medida vai entrar em vigor em 1º de julho de 2015 em supermercados e farmácias e no prazo de um ano em lojas e estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas.

"Esta lei é um passo rumo à boa direção: reduzirá a enorme quantidade de plástico que contamina nossas praias, nossos parques e uma grande parte dos oceanos", disse Brown, citado em um comunicado.

"Somos os primeiros a proibir estas bolsas, mas não seremos os últimos", afirmou o político democrata.

A medida, aprovada no começo de setembro pelo Congresso da Califórnia, permitirá às lojas cobrar US$ 0,10 pelo uso de sacolas de papel ou reutilizáveis.


Cerca de 120 cidades californianas, entre elas Los Angeles e San Francisco, já tinham aprovado iniciativas similares para reduzir os dejetos plásticos e proteger o meio ambiente.

O Partido Republicano se opôs ao projeto, ao alegar que vai afetar as pequenas e médias empresas, enquanto os fabricantes asseguraram que provocará a perda de postos de trabalho.

A lei contempla a liberação de até US$ 2 milhões em empréstimos gerenciados pela empresa estatal CalRecycle para estabelecimentos que ofereçam bolsas reutilizáveis.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos