Protestos pró-curdos terminaram com 14 mortos na Turquia

ANCARA, 08 Out 2014 (AFP) - Os confrontos de terça-feira na Turquia entre as forças de segurança e manifestantes curdos que denunciavam a inércia de Ancara ante os jihadistas na Síria terminaram com 14 mortos, segundo um balanço atualizado.

Na terça-feira, as autoridades anunciaram 12 mortes.

Os incidentes mais graves aconteceram em Diyarbakir, principal localidade da região curda no sudeste da Turquia, onde oito manifestantes morreram, segundo o jornal Hurriyet.

As forças oficiais reprimiram as manifestações em outras cidades do sudeste do país. Os confrontos foram protagonizados por militantes curdos e adversários políticos, principalmente do pequeno partido islamita HUDA-PAR.

O principal partido curdo na Turquia, o Partido Democrático Popular (HDP), convocou na segunda-feira todos os curdos do país a protestar em favor de Kobane, cidade na fronteira com a Turquia, a ponto de cair nas mãos do Estado Islâmico (EI).

Também foram registrados feridos e danos materiais, especialmente contra edifícios públicos ou pertencentes ao Partido Justiça e Desenvolvimento (conservador-islâmico), do presidente Recep Tayyip Erdogan. Veículos foram incendiados e bancos e lojas saqueados.

A polícia prendeu pelo menos 98 pessoas em Istambul, segundo a agência de notícias Dogan.

As autoridades locais decretaram toque de recolher em Diyarbakir, Mardin (sudeste) e Van (leste), onde o exército posicionou tropas, uma medida que não era observada há mais de uma década.

Apesar do Parlamento turco ter aprovado na semana passada uma intervenção militar contra o EI, Ancara não se envolveu até o momento na defesa de Kobane, perto da fronteira turca.

Se Kobane cair, as negociações de paz iniciadas há dois anos entre Ancara e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) chegarão ao fim, alertaram os curdos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos