Chefe de Governo de Hong Kong disposto a retomar o diálogo com manifestantes

HONG KONG, 16 Out 2014 (AFP) - O chefe do Governo de Hong Kong se mostrou aberto nesta quinta-feira a uma retomada do diálogo com os estudantes que lideram as manifestações pró-democracia, uma semana depois de suspender as conversações.

"Nos últimos dias, incluindo esta manhã, informamos aos manifestantes que gostaríamos de abrir um diálogo sobre o sufrágio universal o mais rápido possível, se possível na próxima semana", disse Leung Cheun-ying.

O chefe do Executivo da ex-colônia britânica, alvo de pedidos de renúncia dos manifestantes, se recusou a falar sobre as acusações de brutalidade contra a polícia local, depois da divulgação de um vídeo que mostra agentes agredindo um manifestante.

"Não deveríamos politizar este incidente", se limitou a comentar Leung, antes de afirmar que as autoridades abriram uma "investigação imparcial" sobre o ocorrido.

A "revolução dos guarda-chuvas" exige principalmente mais liberdade para a escolha do próximo chefe do Executivo de Hong Kong nas eleições de 2017, algo que o governo central de Pequim, que mantém o controle sobre os candidatos locais, não aceita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos