Cinco presos de Guantánamo foram transferidos para Geórgia e Eslováquia, diz Pentágono

WASHINGTON, 20 Nov 2014 (AFP) - Cinco detidos na prisão de Guantánamo -quatro iemenitas e um tunisiano- foram transferidos nesta quinta-feira para Geórgia e Eslováquia, disse à AFP um porta-voz do departamento de Defesa.

A população carcerária de Guantánamo tem agora 143 homens. O cidadão tunisiano e um dos iemenitas foram recebidos pela Eslováquia, enquanto que os outros três iemenitas foram recebidos pela Geórgia, informou Myles Caggins.

Os prisioneiros deixaram Guantánamo de avião por volta das 20H00 do horário local de quarta-feira e chegaram a seus destinos às 19H00 GMT (17H00 horário de Brasília) desta quinta-feira.

O governo de Barack Obama aprovou a libertação dos dos cinco presos. Tratam-se dos primeiros iemenitas que deixam Guantánamo desde 2010.

Dos 143 detidos que ainda se encontram na base dos Estados Unidos em Cuba, 84 são do Iêmen e 54 deles devem ser libertados.

Em maio, Obama concluiu a moratória de soltura dos iemenitas, mas nenhum nacional desse país havia sido solto até então por causa da instabilidade no Iêmen.

O Centro para os Direitos Constitucionais (CCR) celebrou a libertação de um de seus defendidos, o iemenita Abd Al Hakim Ghalib Ahmad Alhag. "Agradecemos à República da Geórgia por ter oferecido a nosso cliente um novo asilo, onde poderá reconstruir sua vida após mais de uma década em Guantánamo", declarou o CCR em comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos