Suspeito chave dos atentados de Paris quer colaborar com a justiça francesa

Na Cidade do Kuwait

  • Khalil Mazraawi/AFP

Bruxelas, 31 Mar 2016 (AFP) - Salah Abdeslam, o suspeito chave dos atentados de Paris detido desde 18 de março em Bruxelas, deseja ser entregue a França e "colaborar" com a justiça, afirmou nesta quinta-feira seu advogado, durante uma audiência em que a justiça belga deve se pronunciar sobre a extradição.

"Salah Abdeslam quer ser entregue às autoridades francesas. Ele concorda, portanto, com a a execução do mandato de detenção europeu", disse Cédric Moisse. "Posso confirmar também que deseja colaborar com as autoridades francesas", completou.

Abdeslam não foi levado ao tribunal e permanece na prisão de Brugges.

A audiência que analisa o mandato de detenção foi adiada até 16H00 (11H00 de Brasília) para dar tempo à Promotoria de ouvir o detento, disse Moisse.

O tribunal tem até sexta-feira para tomar a decisão.

Abdeslam, o homem mais procurado da Europa desde os atentados de Paris, foi detido em 18 de março em uma operação apresentada como um êxito das autoridades belgas na luta contra o terrorismo, poucos dias antes dos atentados no aeroporto de Bruxelas e em uma estação de metrô da capital belga que deixaram mais de 30 mortos e centenas de feridos.

Os investigadores franceses acreditam que ele teve um papel crucial nos ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos.

As polícias francesa e belga perderam o rastro de Abdeslam um dia depois dos ataques de Paris. Durante quatro meses, Abdeslam, cujo irmão Brahim foi um dos homens-bomba das ruas de Paris, se escondeu em Bruxelas.

bur-pa/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos