Israel ataca faixa de Gaza após disparo de foguete palestino

Na Faixa de Gaza

  • Said Khatib/AFP

    Exército de Israel confirmou o ataque a quatro alvos após o disparo de um foguete do enclave palestino

    Exército de Israel confirmou o ataque a quatro alvos após o disparo de um foguete do enclave palestino

Aviões de Israel realizaram quatro ataques contra a faixa de Gaza na manhã desta quarta-feira (27), informaram testemunhas, horas após o disparo de um foguete do enclave palestino.

A aviação israelense atacou campos de treinamento da Jihad Islâmica em Rafah, Khan Yunis e na cidade de Gaza, segundo as testemunhas, que não relataram vítimas.

Um foguete lançado por militantes palestinos da faixa de Gaza atingiu o sul de Israel na terça-feira, também sem deixar vítimas.

O Exército hebreu confirmou ter atacado "quatro infraestruturas terroristas no sul da faixa de Gaza" como represália ao disparo do foguete.

"O fato de o território do Hamas ser utilizado como base de retaguarda para atacar Israel é inaceitável, intolerável e terá consequências", declarou o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar israelense.

O movimento islâmico Hamas, que governa a faixa de Gaza, não reivindicou o ataque.

O ministro israelense da Defesa, Moshe Yaalon, fez uma advertência ao Hamas e atribuiu o ataque à Jihad Islâmica.

"Israel não vai ficar de braços cruzados depois dos disparos de ontem contra seus cidadãos por parte da Jihad Islâmica. Consideramos o Hamas responsável pelos disparos a partir da faixa de Gaza e não vamos tolerar nenhuma ameaça contra os habitantes do sul [de Israel]", declarou Yaalon.

"Sem tranquilidade em Israel, a faixa de Gaza pagará um preço muito alto, tão alto que qualquer um que nos provocar vai lamentar. Não aconselho ninguém a nos testar", completou o ministro.

O foguete de terça-feira é o terceiro lançado da faixa de Gaza desde a entrada em vigor do cessar-fogo que encerrou 50 dias de guerra no enclave palestino em 2014, após a morte de quase 2.200 palestinos - a maioria civis - e de 73 israelenses, sendo 67 militares.

A incursão de Israel desta quarta-feira é a terceira desde o final da guerra em Gaza de 2014. No mês passado, tanques israelenses abriram fogo contra uma posição do Hamas após um disparo de foguete.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos