Avó de Obama quer cozinhar para o neto durante sua visita ao Quênia

Em Nairóbi

  • Simon Maina/AFP

    Mama Sarah, a avó de Barack Obama por parte de pai, sorri às vésperas de visita do presidente americano ao Quênia

    Mama Sarah, a avó de Barack Obama por parte de pai, sorri às vésperas de visita do presidente americano ao Quênia

A avó queniana do presidente Barack Obama, conhecida como Mama Sarah, afirmou que quer cozinhar pratos tradicionais para seu neto durante a visita oficial que ele fará ao Quênia no final de julho.

"Não interessa que Barack seja senador ou presidente. Ele vai comer o que eu preparar", sentenciou.

Mama Sarah foi a terceira mulher de Hussein Onyango Obama, avó paterno do presidente americano, e vive no povoado de Kogelo (oeste do Quênia).

A avó de Obama também disse que pediu a seu neto que visite Kogelo durante sua viagem oficial, para "apresentar seus respeitos ao túmulo de seu pai", mas não está claro se a agenda do presidente permitirá essa viagem fora da capital queniana.

Barack Obama, filho de pai queniano e mãe americana, não tem vínculos de sangue com Mama Sarah, mas ele sempre a considerou sua avó.

O pai de Obama nasceu e cresceu em Kogelo, antes de ir estudar no exterior, onde conheceu, no Havaí, a mãe do presidente.

A visita de Obama, prevista durante uma cúpula mundial de empresários, será a primeira ao Quênia desde que foi eleito presidente, em 2008.

Esta viagem foi adiada durante meses devido ao fato de que o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, era acusado de crimes contra a humanidade por seu papel durante as violências pós-eleitorais que afetaram o país no final de 2007 e início de de 2008.

Estas acusações do Tribunal Penal Internacional foram arquivadas em dezembro passado por falta de provas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos