Zimbábue desmente a morte de outro leão após comoção por Cecil

Em Harare

  • O leão Jericho (à esq.) durante luta

    O leão Jericho (à esq.) durante luta

 

A direção dos parques nacionais do Zimbábue desmentiu neste domingo (2) os boatos sobre a morte de outro leão do parque de Hwange, uma semana depois da comoção provocada pela morte do leão Cecil, abatido por um caçador americano.

"O leão conhecido pelo nome de Jericho continua vivo", afirma um comunicado da diretoria responsável pelos parques e a proteção da fauna selvagem do Zimbábue.

O leão é parte de um projeto de pesquisa sobre a longevidade da espécie coordenado pelo cientista britânico Brent Stapelkamp, que fotografou o animal na manhã deste domingo.

O comunicado destaca ainda que Cecil e Jericho não são irmãos, como chegou a afirmar no sábado uma ONG, também responsável por informar a morte do segundo leão.

A informação equivocada provocou uma nova comoção nas redes sociais e teve grande repercussão na imprensa, que há vários dias repercute a morte de Cecil, um animal símbolo do Zimbábue, no início de julho em ação de Walter Parmer, um rico caçador de Minnesota (norte dos Estados Unidos).

O Zimbábue solicitou na sexta-feira a extradição de Parmer pela morte de Cecil, uma das principais atrações do parque Hwange (oeste), perto das famosas cataratas Victoria.

Em um comunicado divulgado há alguns dias, o caçador afirma que não percebeu que se tratava de um animal protegido até que, uma vez abatido, se aproximou e observou o colar de monitoração GPS.

O guia que o acompanhava afirmou à AFP que a permissão de caça estava dentro da lei e que seu cliente é inocente. 

Paula French/AP
Leão Cecil, símbolo do Zimbábue, morto por um dentista norte-americano

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos