Fundação indonésia vai conceder prêmio pela paz a Kim Jong-un

Em Jacarta (Indonésia)

O líder norte-coreano Kim Jong-un receberá um prêmio pela paz e a justiça concedido pela Fundação Sukarno, anunciou a filha do primeiro presidente da Indonésia, que negou a ocorrência de violações aos direitos humanos na Coreia do Norte.

Rachmawati Sukarnoputri confirmou à AFP que Kim Jong-un, criticado por ONGs e pela ONU pelas múltiplas atrocidades e violações aos direitos básicos cometidas em seu país, receberá em setembro o prêmio "pela paz, a justiça e a humanidade" da Fundação Sukarno.

"Kim Jong-un deveria ser homenageado por seu combate contra o imperialismo neocolonialista. As afirmações sobre violações dos direitos humanos são falsas. Tudo isto é propaganda ocidental", disse Rachmawati. "Estes governos ocidentais gostam de atribuir etiquetas horríveis à Coreia do Norte", completou.

O pai de Rachmawati Sukarnoputri, o primeiro presidente da República da Indonésia, que proclamou a independência do país em 1945, estabeleceu relações com Pyongyang nos anos 1950 e desde então os países mantêm relações cordiais.

A Indonésia recebeu em abril uma delegação deste país, um dos mais fechados do mundo, para um encontro internacional.

O prêmio Sukarno, entregue a dirigentes mundiais por sua promoção da independência e do desenvolvimento, também foi concedido ao avô de Kim, fundador da Coreia do Norte, assim como a Mahatma Gandhi ou à líder opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos