Diretor da ONU "horrorizado" com massacre de civis na Síria

Damasco, 17 Ago 2015 (AFP) - O diretor de assuntos humanitários da ONU, Stephen O'Brien, afirmou nesta segunda-feira que está "horrorizado" com o mais recente ataque aéreo do regime sírio, que matou 96 pessoas em um mercado perto de Damasco, um dos mais violentos desde o início da guerra, em 2011.

O massacre de domingo em Duma - a principal localidade rebelde da região de Damasco - aconteceu na mesma zona e quase dois anos depois de um ataque com armas químicas que as potências ocidentais e a oposição atribuem ao regime de Bashar al-Assad.

Uma série de bombardeios aéreos do regime sírio atingiu no domingo um mercado muito movimentado no centro de Duma, 13 km ao nordeste de Damasco e que está sob o controle insurgente há quase três anos.

"O balanço subiu a 96 mortos, incluindo ao menos duas mulheres e quatro crianças", informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que citou a possibilidade do aumento do número de vítimas fatais, em consequência do estado crítico de muitos feridos.

Pelo menos 240 pessoas ficaram feridas, segundo a mesma ONG, que tem sede no Reino Unido e conta com uma ampla rede de fontes.

Poucas horas depois do que a oposição no exílio chamou de "massacre", os aviões do regime voltaram a atacar a mesma localidade nesta segunda-feira.

- 'Horrorizado' e 'comovido' -O diretor de assuntos humanitários da ONU, Stephen O'Brien, que visitava Damasco no momento dos ataques, disse que estava "horrorizado com a total falta de respeito demonstrada para com as vidas dos civis neste conflito".

Ele afirmou estar "particularmente comovido com as informações sobre ataques aéreos que deixaram dezenas de mortos e centenas de feridos entre os civis no coração de Duma, uma zona cercada".

Um fotógrafo da AFP no local afirmou que este foi o ataque mais violento que já cobriu em Duma.

Após os bombardeios, os moradores transportaram os feridos para um hospital improvisado no qual, sem espaço suficiente, dezenas de cadáveres estavam alinhados no chão ensanguentado e até mesmo na rua. Muitas crianças com os corpos repletos de sangue gritavam e choravam.

"Foi um massacre deliberado", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

"Assad comete um novo massacre em Duma contra um mercado lotado", denunciou no Twitter a coalizão da oposição no exílio.

Na semana passada, a ONG Anistia Internacional acusou o governo sírio de "crimes de guerra" na mesma região e citou "ataques diretos, às cegas e desproporcionais".

O'Brien viajou a Damasco para avaliar as necessidades humanitárias da Síria, um país com mais de 7,6 milhões de deslocados e 422.000 civis cercados pelos beligerantes, segundo a ONU.

O conflito na Síria começou em 2011 com a violenta repressão das manifestações pacíficas contra o regime de Assad, o que provocou um conflito armado que, aos poucos, virou uma complexa guerra civil na qual se enfrentam o governo, os rebeldes, os curdos e os jihadistas.

Desde então morreram mais de 240.000 pessoas e mais de quatro milhões fugiram do país.

rm-ram/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos