Congresso suspende imunidade do presidente guatemalteco

Cidade da Guatemala, 1 Set 2015 (AFP) - O presidente da Guatemala, Otto Pérez, perdeu sua imunidade e será investigado por suposto envolvimento em uma quadrilha que atuava na alfândega, decidiu nesta terça-feira o Congresso Nacional.

"Está declarada" a perda da imunidade do presidente, anunciou o deputado opositor Carlos Herrera, secretário da mesa diretora do Parlamento guatemalteco, após o aval unânime dos 132 deputados presentes na sessão plenária.

Com a decisão do Congresso, Pérez se converte no primeiro presidente da história da Guatemala a perder a imunidade, o que o deixa exposto à investigação envolvendo a quadrilha que atuava na alfândega.

Após a votação, dezenas de manifestantes diante da sede do Parlamento celebraram, enquanto motoristas faziam um buzinaço.

Pérez é acusado de liderar uma quadrilha que fraudava impostos na alfândega conhecida por "La Línea", cuja existência foi revelada em abril passado pela Promotoria e a Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (Cicig).

A vice-presidente Roxana Baldetti, que renunciou em maio passado, já está presa por seu envolvimento no escândalo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos