Obama garante independência do governo em investigação por e-mails de Hillary

  • Gerald Herbert/AP

     A pré-candidata democrata Hillary Clinton comemora vitória sobre o rival Bernie Sanders na chamada Superterça

    A pré-candidata democrata Hillary Clinton comemora vitória sobre o rival Bernie Sanders na chamada Superterça

O presidente americano, Barack Obama, afirmou neste domingo que a investigação do FBI sobre o e-mail particular de Hillary Clinton é realizada sem nenhuma interferência por parte do poder político.

O caso dos e-mails de Hillary, que utilizou um servidor privado com fins profissionais quando era secretária de Estado (2009-2013), é um dos pontos que seus adversários republicanos atacam na corrida pela Casa Branca.

"Garanto que não há interferência política em nenhuma das investigações realizadas pelo Departamento de Justiça ou pelo FBI", disse Obama ao canal Fox News.

"Ninguém está acima da lei", insistiu, acrescentando: "Não falo com a secretária de Justiça nem com o diretor do FBI sobre as investigações em curso".

"Quantas vezes devo repetir? Garanto isso!", insistiu Obama, que deixará o poder em janeiro, ao ser consultado se esta maneira de agir permanecerá se Hillary Clinton se tornar a candidata presidencial do Partido Democrata.

O presidente expressou sua convicção de que apesar de Hillary ter sido negligente, como ela mesma reconheceu, ao utilizar um servidor privado "não colocou em risco a segurança nacional".

Ao pedir para "colocar as coisas em perspectiva", Obama ressaltou que Hillary Clinton havia feito "um trabalho extraordinário" à frente do Departamento de Estado.

Hillary, que lidera a corrida democrata pela candidatura à Casa Branca, afirma que nenhum dos e-mails enviados desde seu servidor privado eram classificados.

A ex-secretária de Estado enviou ao Departamento de Estado 52.000 páginas de documentos relacionados a estes e-mails.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos