Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA mudam orientação e agora consideram desnecessário testar assintomáticos

Segundo o NYT e a CNN, mudança de diretriz aconteceu por pressão do presidente Donald Trump - iStock
Segundo o NYT e a CNN, mudança de diretriz aconteceu por pressão do presidente Donald Trump Imagem: iStock

26/08/2020 19h28Atualizada em 26/08/2020 20h43

As autoridades sanitárias dos Estados Unidos, que encorajavam as pessoas sem sintomas da covid-19 a realizar testes de detecção se tivessem contato com alguém infectado, agora consideram a prática desnecessária, apesar de não terem oferecido uma explicação clara para a mudança de critério.

A modificação das recomendações foi oficializada na segunda-feira (24), no site do CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças, na sigla em inglês), enquanto a imprensa noticiou pressão da Casa Branca para que a mudança fosse feita.

O presidente Donald Trump declarou diversas vezes que os EUA não deveriam realizar tantos testes de triagem, ao considerar que prejudicavam a imagem do país no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Mas, embora seja verdade que os EUA realizam muitos testes, também é fato que os números de contaminação são muito altos e que a pandemia avança a passos largos no país, com mais de 5,8 milhões de casos confirmados e quase 180 mil mortes.

Antes, o site do CDC dizia: "Os testes são recomendados em caso de contato próximo com pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2. Devido aos possíveis contágios por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas, é importante que os contatos das pessoas com infecção por SARS-CoV-2 sejam rapidamente identificados e testados".

Hoje, a mensagem já é outra: "Se você teve contato (de pelo menos 1,8 metro) com uma pessoa infectada por covid-19 durante pelo menos 15 minutos, mas não apresenta sintomas, não necessariamente precisa de um teste, a menos que seja uma pessoa vulnerável ou que seu médico, seu estado ou seus profissionais de saúde pública locais o recomendem".

Em comunicado enviado à CNN, o funcionário do Departamento de Saúde Brett Giroir explicou que as pautas foram atualizadas "para refletir os dados atuais e as melhores práticas em matéria de saúde pública".

Contudo, o departamento não explicou em que sentido os dados mudaram. No passado, o CDC afirmava que entre 40% e 50% das pessoas com covid-19 eram assintomáticas e que os testes eram importantes para conter o vírus.

Alguns especialistas reagiram com assombro à mudança repentina.

"Ainda não entendo a mudança nas pautas do CDC", tuitou a Dr. Leana Wen, professora da Universidade George Washington. "As pessoas expostas ao vírus precisam saber, para proteger suas famílias e a população. Uma dúvida permanece: esta mudança deve-se ao fato de que não temos testes suficientes?".

O jornal The New York Times e a emissora CNN citaram funcionários que disseram que o CDC mudou as diretrizes após pressão da administração Trump.