Violência em São Paulo

Após polêmica, Alckmin diz que PM poderia descrever suspeito loiro

Em São Paulo

Um comandante da Polícia Militar em Campinas, no interior do Estado de São Paulo, determinou, em uma ordem assinada em dezembro de 2012, que seus agentes abordassem jovens de "cor parda e negra" em rondas na região de Taquaral.

A medida, divulgada na quarta-feira (23) pelo jornal Diário de São Paulo, provocou polêmica devido à discriminação da cor das pessoas suspeitas de assaltos naquela área.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se manifestou sobre o assunto nesta quinta-feira.

Para ele, o caso não indica racismo, por se tratar apenas da caracterização física de um grupo específico de supostos criminosos e que, se fosse o caso, ela poderia indicar um suspeito loiro ou asiático.

"O que houve foi um assalto ocorrido num bairro. Você tem um suspeito feito pelas características. É como se dizer: 'Olha, teve um assalto aqui e o suspeito é um loiro, uma pessoa loira. Ou o suspeito é uma pessoa japonesa, asiática'. Enfim, o suspeito era uma pessoa de cor parda", disse Alckmin.

"Mas [esse foi] um caso específico, onde havia um suspeito. Não há nenhuma forma de discriminação", ressaltou o governador, acrescentando que, se fosse constatado preconceito, "a punição seria rigorosíssima".

Representantes de entidades de direitos humanos, como a Educafro, enxergam discriminação na medida.

A entidade entregou na quarta-feira (23) à Secretaria da Segurança Pública uma carta em que cobra explicações sobre a ordem emitida pelo capitão Ubiratan Beneducci, comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão da PM em Campinas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos