Madrugada foi a mais quente desde outubro de 2012 em SP

Em São Paulo

Calor pelo Brasil
Calor pelo Brasil

A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira (12) a madrugada mais quente do ano, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na estação de medição do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, foram registrados 24,1 ºC de temperatura mínima, colocando a madrugada como a mais quente desde 31 de outubro de 2012, quando houve marcação de 24,9 ºC.

Também foi a madrugada mais quente em um mês de novembro na cidade desde 1979, segundo o Inmet, que desconsidera, no entanto, dados de 1983, 1987 e de 1991 a 1997.

Neste período, a madrugada mais quente em um mês de novembro havia sido registrada nos dias 18 de novembro de 2006 e 28 de novembro de 2002. Em ambas as datas, a temperatura mínima antes do amanhecer havia sido de 23,3ºC.

Variação

Na segunda-feira (11), São Paulo teve o dia mais quente do ano: 34,2 ºC durante a tarde, conforme o Inmet. Com isso, a cidade passou do maior frio desde 1999 ao recorde de calor de 2013 em apenas cinco dias. A máxima anterior era de 34 °C, marcada em 18 de fevereiro. Já na quarta-feira (6), foi registrada a tarde mais fria de novembro desde 1999: os termômetros marcaram 16,4 ºC.

Rio de Janeiro

Parte da frota de ônibus do BRT Transoeste, na zona oeste do Rio de Janeiro, não circulou no início da manhã desta terça por conta do forte calor que atingiu a cidade na segunda (11), o que provocou superaquecimento no motor de alguns coletivos. De acordo com o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura, a capital teve ontem o dia mais quente da primavera deste ano, de acordo com as medições da rede municipal, com temperatura máxima de 39,2 °C.

O Rio de Janeiro registrou uma das madrugadas mais quentes do ano nesta terça, com mínima de 24,2 °C na estação da Vila Militar e de 26,4 °C em Copacabana. O Alerta Rio informou que, às 13h, os termômetros registraram 41 °C em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, com sensação térmica de 48 °C. De acordo com o COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio), as temperaturas ainda devem aumentar durante o dia, podendo chegar aos 42°C.

Moradores de três bairros da zona oeste da cidade sofrem pelo quarto dia consecutivo com a falta de água, por conta do vazamento de uma adutora da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), em Campo Grande. Bairros das zonas oeste e norte da capital fluminense e de cidades da Baixada Fluminense também estão sem luz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos