Topo

Imprensa paraguaia é unânime em destacar posse de Federico Franco

Em Assunção

23/06/2012 12h45

Os jornais do Paraguai destacaram hoje com unanimidade a posse de Federico Franco como "novo presidente", depois da destituição de Fernando Lugo na sexta-feira, após um julgamento político de inusitada rapidez por "mau desempenho de funções".

Tanto os jornais Última Hora como La Nación apresentaram a mesma manchete: "Federico presidente", acompanhado de grandes fotos do político.

O Última Hora destacou internamente que "Lugo aceitou o veredicto do julgamento e ratificou que saiu por culpa de uma máfia". A publicação também apontou que "Federico advertiu que não vai tolerar [o grupo guerrilheiro] Exército do Povo Paraguaio (EPP)".

Já o La Nación observou em um subtítulo que "assume um mandatário liberal depois de 72 anos", fazendo referência ao fato de Franco pertencer ao Partido Liberal. O jornal acrescentou que "o Senado destituiu Lugo em um julgamento sumário criticado por seus prazos e acusações".

Por sua vez, o ABC Color trouxe como única chamada de capa: "Assume Federico com amplo apoio político", acompanhada de uma foto em que ele aparece acompanhado do novo chanceler designado, José Felix Fernández, que já ocupou o cargo no passado.

O veículo ainda expressou que "Franco pede apoio para governar e promete entregar o poder em 2013", quando se encerraria o mandato de Fernando Lugo e quando seriam convocadas novas eleições presidenciais.