Topo

Após ataque em Orlando, Obama volta a defender desarmamento

Em Washington (EUA)

14/06/2016 14h11

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a pedir, em discurso na Casa Branca realizado nesta terça-feira (14), regras mais rígidas para o acesso às armas no país após o massacre em Orlando.   

Mãe de vítima pede que "algo seja feito" sobre armas nos EUA

BBC Brasil

No último final de semana, Omar Mateen, de origem islâmica, abriu fogo dentro da boate gay Pulse, deixando ao menos 49 mortos e cerca de 50 feridos -- seis deles em estado grave --, no maior atentado com armas já realizado no país.

"Não podemos impedir cada tragédia, mas existem regras do senso comum" compatíveis com a Constituição, disse, acrescentando que, se por um motivo de segurança alguém não pode pegar um avião, também não deveria poder comprar armamentos.

Uma das bandeiras de Obama é dificultar a venda de armas para pessoas com histórico criminal ou doenças mentais e, com isso, reduzir o alto índice de mortes a tiros, o mais alto de um país industrializado.

Segundo dados oficiais, mais de 30 mil norte-americanos morrem todos os anos em incidentes envolvendo armas de fogo. Obama ainda lembrou durante o discurso, realizado no Salão Oval, que a comunidade LGBT não está sozinha.

"Os Estados Unidos, seus aliados, seus amigos estão com vocês", acrescentou o mandatário. "Estou rezando" pelas vítimas e sobreviventes.   

"Nossa mensagem é clara: se você atacar os Estados Unidos e os nossos aliados, não estará seguro. Não vou deixar o terrorismo vencer."

Para o presidente, o agressor se inspirou sozinho em informações extremistas difundidas pela internet, mas não existem evidências de que o ataque foi comandado por um organismo estrangeiro.

Vídeo registra troca de tiros em ataque a boate gay nos EUA

UOL Notícias